domingo, 17 de janeiro de 2010

História
O XV de Novembro foi fundado no ano de 1913, tendo por diversos anos participado do Campeonato Paulista da primeira divisão. Seu título mais expressivo foi o vice-campeonato em 1976, quando seu presidente era o folclórico Romeu Italo Ripoli.

O XV de Novembro já conquistou vários títulos, dentre os quais se destacam os campeonatos paulistas da segunda divisão de 1947, 1948, 1967 e 1983 e o Campeonato Brasileiro da Série C de 1995.

Em 1964, sob o comando de Ripoli, o XV fez uma excursão pela Europa e pela Ásia. Naquela época, o Brasil já era bicampeão mundial e apenas o Santos e o Flamengo faziam esse tipo de viagem. O time jogou na Suécia, na Polônia, na Alemanha (Ocidental e Oriental, divisão política da época), na Dinamarca e nas então repúblicas soviéticas da Rússia, Ucrânia, Moldávia, Cazaquistão e Uzbequistão.

Em 1973, Ripoli voltou à presidência do XV e levou o time à sua maior conquista, o vice-campeonato paulista de 1976, ano em que o Palmeiras foi campeão. Em 1977, o XV foi o 8o. colocado do Campeonato Brasileiro de Futebol. As polêmicas de Ripoli com a Federação Paulista de Futebol mantiveram o time sempre em grande destaque na imprensa, até o falecimento do presidente em 1983.

O último ano em que o XV participou da primeira divisão do futebol paulista foi 1995. Depois desceu para a segunda e posteriormente para a terceira divisão. No ano de 2005, o time subiu para a segunda divisão, porém, devido à fraca campanha na Série A2, voltou a ser rebaixado.

Em 1998, o XV obteve sete vitórias consecutivas no início da segunda divisão nacional (atual Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B). Até hoje esse é o recorde de vitórias nas rodadas iniciais desse campeonato.

O estádio em que o XV manda seus jogos chama-se Barão de Serra Negra e fica próximo à Rua XV de Novembro, que dá nome ao time, na rua Silva Jardim.

Nos últimos tempos, o XV vem passando por uma reestruturação na organização e planejamento, ou seja, apostando nas categorias de base, a qual conseguiu pela primeira vez chegar à final da primeira divisão do campeonato paulista Sub-20, que teve como campeão a equipe do Santos F.C.

Em 2008, o XV com um mau planejamento não conseguiu o tão sonhado acesso no campeonato paulista da série A3. Porém, o ano não foi de todo ruim para o alvi-negro, pois no segundo semestre o clube chegou à final da Copa Paulista 2008, sendo derrotado pelo Atlético de Sorocaba no Barão de Serra Negra por 3x2.

Embora não conseguindo a vaga na Copa do Brasil 2008, o XV formou no segundo semestre uma equipe muito boa e a base desse time foi mantida para a disputa do Campeonato Paulista da Série A3 de 2009, no qual o principal objetivo é o acesso à Série A2 de 2010. O time porém fracassou na fase final da série A3 e não conseguiu o desejado acesso. O XV disputará, ainda em 2009, a Copa Paulista.

Em 2009 nas categorias de base XV deverá ser representado no Campeonato Paulista Sub-20 da Primeira Divisão, e ainda no Campeonato Paulista Sub-17 e Sub-15.

Elenco atual
Goleiros
Neto
Gilberto
Breno
Laterais
Denis
Charles
Erico
Felipe Blau
Zagueiros
Fernando
João Paulo
Marcus Vinicius
Diego Cristofoletti
Cesar
Volantes
Diego Silva
Felipe Nunes
Marco Aurelio
Jordy Guerreiro
Rodolfo
Meias
Silas
Marlon
Bruno
Douglas
Ilan
Renan
Atacantes
Alex
Richard
Lucas
Paulinho

Nenhum comentário: